Há relatos que a invenção da bicicleta acontece em 500 a.C pelo chinês Lu Ban, isso explica a grande aceitação da bicicleta por toda a China até os dias de hoje. Nos anos 1680 o alemão construtor de relógios, Stephan Farffler, desenhou e fabricou cadeiras de rodas capazes de serem tracionadas por propulsão manual através de manivelas. Mas de certo que o surgimento da bicicleta no ocidente aconteceu graças ao barão Karl von Drais, que em 1817 implementou em um brinquedo (CELERÍFERO) um sistema de direção (GUIDÃO) que permitia fazer curvas e consequentemente manter o equilíbrio enquanto a mesma estava em movimento. A junção do celerífero ao sistema de direção do Barão Drais foi um sucesso. No mês de abril de 1818 o projeto fora apresentado no Parque de Luxemburgo (Luxembourg Parc) em Paris. Por fim, no mesmo ano, o Barão patenteou sua criação em Paris, porém sua criação não se tornou popularizou.
Dias Modernos:
Draisiana
No decorrer dos séculos que se seguiram as revoluções industriais, a maquina do Barão Drais foi retrabalhada e melhorada. Passou a ser fabricada em pequenas oficinas com estruturas de ferro e também recebeu uma sela (o que viria a ser o nosso banco). No ano de 1855 o francês Ernest Michaux inventa o pedal, que fora instalado num veículo de duas rodas traseiras e uma dianteira. O invento ficou conhecido como velocípede,mais tarde passou a ser conhecido como o nome de triciclo. No decorrer do século XIX, algumas prefeituras, em especial na Europa, criam caminhos especiais nos parques para os velocípedes para não se misturarem com as charretes e carroças, dando assim origem às primeiras ciclovias, assim evitando acidentes de trânsito, o que já era comum na época. No mesmo ano, Pierre Lallement viu alguém andando com uma draisiana e teve a ideia de construir seu próprio veículo, mas com a adaptação de uma transmissão englobando um mecanismo de pedivela giratório e pedais fixados no cubo da roda dianteira. Ele então acabou criando a primeira bicicleta propriamente dita depois que mudou-se para Paris em 1863.
No Brasil (São Paulo e Osasco):
Veridiana da Silva Prado
Logo após ser reformulada e se parecer mais com as bicicletas contemporâneas a invenção chega ao Brasil através de imigrantes europeus. A primeira cidade a ter relatos de pessoas utilizando bicicleta foi Curitiba. Já em São Paulo, Veridiana da Silva Prado construiu a primeira praça do país contendo um velódromo. Essa praça era dentro de sua chácara, na região da Consolação (atualmente, é a Praça Roosevelt). Durante muito tempo a bicicleta foi bem vinda nas cidades do Brasil. Nas pacatas cidades brasileiras o bonde elétrico e a bicicleta se davam bem. Porém com o advento do automóvel e consequentemente a capacidade de velocidade ampliada , hoje podendo chegar a 80 km/h em vias urbanas os acidentes se tornam um problema público. Hoje o país tem diversos fabricantes de bikes, muitas prefeituras investem no transporte alternativo, e buscam na bicicleta uma solução para a poluição do ar e o congestionamentos. Na vila de Osasco (pequena aglomeração urbana em torno da então Estação Osasco), a bicicleta era utilizada em viagens de curta e media duração. Ora para visitar uma chácara nas redondezas ou simplesmente ir trabalhar nas olarias. Com a chegada do carro, crescimento desordenado e pouco interesse municipal hoje a bicicleta ainda é vista como instrumento de lazer aos finais de semana.
VÍDEO INDICADO:Como os holandeses conseguiram suas ciclovias? Se você acha que sua cidade não pode ser destinada para o convívio entre as pessoas e incentivar a qualidade de vida. Veja como Amsterdã (Amsterdam) capital dos Países Baixos (Nederland) conseguiu mudar sua realidade em pouco tempo:
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